Situação do E-Commerce Nacional

Publicado: 18 março, 2010 em Protesto
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Com um crescimento de 30% no ano de 2009 totalizando um lucro de R$10,6 bilhões é vergonhoso o atendimento que recebemos das lojas virtuais ultimamente.

Quando as lojas virtuais ainda eram vistas como um fator de risco na sociedade brasileira a empresa Submarino despontou com sua qualidade de atendimento e cumprimento dos prazos de entrega.

Porém tudo que é bom dura extremamente pouco o Submarino em junção com a Americanas.com surgiu a B2W – Companhia Global do Varejo, o que deveria melhorar o atendimento só fez decair.

Com novo sistema de entregas terceirados as entregas não cumpre mais os prazos pré-estabelecidos no ato da compra, além de alegarem a falta de pessoas no local de recebimento mesmo isso sendo uma informação falsa.

Fora o Submarino que ostenta o sistema de afiliados, onde se coloca anúncios no seu site e cada compra realizada pelo link gera uma porcentagem variada dependendo do produto. Até alterarem o sistema de pagamento corria tudo bem, porém à partir de dezembro de 2010 a empresa não tem reembolsado os valores para o possuidor do site.

Além destas lojas a Livraria Saraiva também está caindo no desgosto com seus consumidores ao vender produtos em promoção, e ao perceber que ultrapassou a quantidade limite de vendas do determinado produto cancela compras que já haviam sido aprovadas, como foi o caso do Blu-ray da Branca de Neve vendido a R$29,90. Este problema já foi constatado no Submarino ao divulgar uma promoção errada via e-mail e quem não era de São Paulo e Rio de Janeiro teve suas compras canceladas quando a mesma já estava em transporte.

Em São Paulo a situação ainda tem um agravante maior, segundo a lei 13.747 de 7 de Outubro de 2009.

Obriga os fornecedores de bens e serviços localizados no Estado de São Paulo a fixar data e turno para a entrega dos produtos ou realização dos serviços aos consumidores, e dá outras providências.

Artigo 1º – Ficam os fornecedores de bens e serviços localizados no Estado obrigados a fixar data e turno para realização dos serviços ou entrega dos produtos aos consumidores.

Artigo 2º – Os fornecedores de bens e serviços deverão estipular, no ato da contratação, o cumprimento das suas obrigações nos turnos da manhã, tarde ou noite, em conformidade com os seguintes horários:

  • I – turno da manhã: compreende o período entre 7h00 e 12h00 (sete e doze horas);
  • II – turno da tarde: compreende o período entre 12h00 e 18h00 (doze e dezoito horas);
  • III – turno da noite: compreende o período entre 18h00 e 23h00 (dezoito e vinte e três horas).

O que não é cumprido pelos principais estabelecimentos on-line, como foi comprovado pela fiscalização da Prefeitura do Estado de São Paulo (veja aqui). Infelizmente mesmo sobre ameaça de multa de até R$3,2 milhões as empresas não tomaram providências para colocar em vigor a lei. O que agrava a situação que as reclamações para o Procon só podem ser realizadas na própria sede não tendo como registrá-las virtualmente.

Segue algumas reclamações que coletei via Twitter:

@morroida (em 18/03/2010)

Obrigado, @americanascom, compramos a cadeira dia 4 de Fev. Chegou dia 10/02 e pedimos a troca. Até hoje, nada.

@leitemontes (em 17/03/2010)

DirectLog nao veio buscar ainda a impressora #HP que veio danificada… #Submarino

@bananitadolca (em 17/03/2010)

@novo_submarino fiz compra (pedido 136230891) no #submarino em 11/12/2009, mandaram o produto errado e até hoje não devolveram meu dinheiro!

@carla_vidal (em 17/03/2010)

@novo_submarino Eu fiz a compra no dia 18/1 e até hoje não fui reembolsada pelo #submarino

@livia_veronesi

Irritada com o #Submarino …Pra que prometer entrega em 1 dia útil, se eles não vão cumprir? Pior: nem sabem quando a entrega vai ser feita

Caso tenham mais reclamações dessas ou de qualquer loja virtual coloque nos comentários. Se continuar deste jeito seremos obrigados a voltar para compras em lojas físicas até consertarem esse atendimento falho e desprezível.

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comentários
  1. Cátia Lopes Ribeiro disse:

    Parabéns, meu filho, por esta atitude, pois os consumidores precisam de pessoas como você para ajudá-las a defenderem os seus direitos.

  2. BABI disse:

    É isso aí Dani!
    Temos que expor os fatos e defender nossos direitos!
    É bom que ficamos alertas antes de qq compra.
    Bacana! 😉

  3. […] é de hoje que reclamo do atendimento das lojas nacionais online de grande porte (veja aqui), e a situação continua piorando se não boicotarmos esse descaso que as empresas tem em […]

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