Volvo terá carro com sensor infravermelho que evita batidas traseiras

Publicado: 1 abril, 2008 em Tecnologia
Tags:, , ,

A divisão de sistemas automotivos da Continental anunciou na segunda-feira (31) que o novo modelo XC60 da Volvo será o primeiro a ter o sistema de sensor infravermelho desenvolvido pela empresa. Segundo a companhia, o sistema evita batidas na traseiro do veículo que trafega à frente.

Com os sensores, o sistema monitora a via adiante do veículo e está conectado com os freios, que são acionados automaticamente caso exista o risco de uma colisão com o carro da frente.

Chamado de Closing Velocity, o sensor fica na parte interior do carro e utiliza três feixes de raios infravermelhos para analisar a via em até seis metros à frente do veículo.

O sistema consegue identificar veículos que estão fixos ou trafegando na mesma direção. Caso a distância for menor do que a considerada como crítica na velocidade em que os carros estão, o freio é acionado.

A empresa informa que o início da produção em série do sistema será uma forma de evitar as colisões traseiras em baixa velocidade, acidente comum no trânsito das grandes cidades.

O acessório faz parte de uma série de outros acessórios de segurança adotados pela fabricante de carros para diminuir o número de acidentes de trânsito nas cidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s